fbpx

4 razões para investir em software de CRM

4 razões para investir em software de CRM

Todo empreendedor já sabe que a gestão do negócio é um dos maiores desafios que se pode enfrentar. Além da burocracia envolvida para começar um negócio do zero, impostos, taxas, contabilidade, produção, compras de insumos e funcionários, quem gerencia um negócio precisa pensar constantemente na captação de novos clientes e na manutenção dos antigos. Muitas empresas investiram pesado na qualidade do produto que oferecem e em sua relevância no mercado, mas sem verem suas vendas aumentarem. E isso leva muitos administradores a questionar o que estão fazendo de errado. E nesse ponto, chegamos a uma questão essencial: o relacionamento com o cliente. 

O cliente é a estrela em qualquer negócio e sem ele uma empresa não teria sentido. E para se obter sucesso nas vendas, é necessário manter um sólido relacionamento com o cliente, de uma forma prática, para que possa organizar e otimizar todas as informações sobre ele. Nesse ponto, é onde chegamos aos softwares de CRM. Empresas grandes e pequenas podem se beneficiar com o uso de um software de Customer Relationship Management e você já deve ter visto e ouvido inúmeras vezes  o que é CRM e para que serve , mas poucos te dizem os motivos para investir em um CRM.

Primeiro: Você precisa de um CRM?

Aprimorar o seu negócio e implementar uma nova ferramenta é um passo que deve ser dado com cautela, após estudo e pesquisa, para que você saiba se investir em um software de CRM é o ideal e atende às suas reais necessidades. 

Imagine o seguinte cenário, seus contatos estão se acumulando de forma desordenada, você tem muita dificuldade em dar atenção a todos os clientes e muitas vezes se passam dias até que você consiga atendê-los. E quando não é você mesmo a retornar, outro vendedor que assume precisa das informações e o cliente acaba tendo que se repetir, deixando-o irritado e preocupado com sua organização e comprometimento.

Quando você tem as informações em algum lugar, normalmente são em dúzias de planilhas, em uma pasta no seu computador, e toda vez que precisa passar as informações de clientes você encaminha e-mails. E a cada atualização do arquivo, você os encaminha novamente. E para não perder tempo, você acaba tendo scripts prontos e engessados para atender todos os clientes, sem diferenciação. Afinal, você não pode perder mais tempo conversando com cada um detalhadamente.

Todo esse processo já é chato para descrever aqui, imagine vivenciar isso todos os dias! E nem falamos na dificuldade que deve ser para quem atua de forma externa, indo diretamente nos clientes, fazendo anotações e tendo que repassá-las para o computador depois.

Se identificou com algum ou com vários desses problemas? Então, já está na hora de pensar em investir em um software de CRM para sua empresa. E agora nós vamos te dizer quais as 5 razões para investir em software de CRM.

Ampliar sua visão do negócio e organização

Para não sofrer com todos os casos que mencionamos acima você precisa investir em um CRM que te proporcione uma centralização das informações. Assim, todos os colaboradores podem acessar quando precisarem, a qualquer momento e em diferentes aparelhos. Isso facilita a manutenção e atualização dos dados do cliente. 

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

Esses dados serão essenciais para que você tenha uma visão clara do negócio, sabendo o que acontece, para poder traçar estratégias e tomar decisões efetivas e que impactam positivamente nas suas vendas. O time de marketing é um dos mais beneficiados, pois podem saber quais ações trazem mais resultados e, em conjunto com a equipe de vendas, promover campanhas específicas para determinados perfis de consumidor. Com um software de CRM você pode até mesmo identificar os gargalos que dificultam o crescimento da empresa, e sanar as principais dificuldades para atingir seus objetivos de forma assertiva e rápida!

Melhorar os índices de produtividade e integrar equipes

Esse, com certeza, é o maior desafio e o grande sonho de todo gestor! E poder atingir um grau de produtividade que se mantenha de forma estável é uma dificuldade em muitas equipes. O que normalmente vemos, é um pico de produtividade que não se mantém, porque provém de um esforço extra que acaba por esgotar todos os envolvidos, acarretando em um período de baixa. E assim, a empresa segue em um processo de gangorra, subindo e descendo, que impacta diretamente no seu faturamento.

Por isso, você precisa investir em um CRM para melhorar o desempenho das equipes. Com um software de CRM, as informações ficam centralizadas, todos podem acompanhar os processos passo a passo, elaborar melhor suas decisões, favorecendo uma visão sistêmica, e ganhar tempo! 

Otimizar as vendas e conhecer seu cliente

Para garantir  que suas vendas sejam eficazes, você precisa atingir o público com a oferta certa e prestar um atendimento personalizado. Ao investir em um CRM você centraliza as informações e proporciona um suporte para o seu time comercial. Dificilmente uma venda é realizada no primeiro contato, e fazer o acompanhamento desse cliente é essencial para saber em qual etapa do funil ele está. Através do software de CRM é possível acompanhar o status e histórico de contatos para não perder oportunidades. 

Cada cliente tem uma particularidade e um software de CRM traz a possibilidade de segmentá-los através de suas preferências e padrões de consumo, assim você personaliza ofertas e aumenta suas chances de fidelização.

Fortalecer a imagem da sua marca

A imagem da sua marca é um fator essencial para o seu sucesso, e aqui o software de CRM também te auxilia. A forma como sua empresa está posicionada no mercado, como ela é vista por clientes, parceiros e investidores é decisiva. Então, pense que investindo em um software de CRM você conseguirá mais vendas e mais clientes, certo? E com informações mais detalhadas, você terá melhores resultados com seu produto ou serviço, e também pode melhorar sua capacidade de atendimento pós-venda e de suporte, em caso de problemas. 

Não só isso, mas sua tomada de decisão, suas estratégias e planejamentos serão mais assertivos e baseados em dados concretos e atualizados. Toda essa movimentação proporciona mais confiabilidade e transparece mais segurança para o mercado em relação a sua empresa, que terá a imagem fortalecida. É claro que um software de CRM, por si só, não será o responsável pela reputação da sua empresa, mas é uma peça essencial para organizar e controlar seu processo gerencial, permitindo que sua marca se posicione melhor.

E qual a conclusão?

Ter a possibilidade de gerenciar e armazenar dados de clientes, organizar e facilitar o acesso às informações na empresa, integrar times multidisciplinares, traçar estratégias e ações assertivas com base em dados reais do seu negócio, melhorando a qualidade das decisões e ainda fazer a manutenção do relacionamento com seu consumidor são razões que justificam o seu investimento em um software de CRM! Você estará dando um passo à frente para consolidar sua empresa, potencializar suas vendas e fidelizar seu cliente. Um software de CRM no seu negócio pode ser a diferença que faltava para você construir uma imagem confiável e um sólido patrimônio.

Escrito Por Rafaele Albanezi
Redatora, formada em Publicidade e Letras, com 10 anos de experiência. Apaixonada pelos livros e por aprender coisas novas.

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

Related posts

Leave a Comment