fbpx

Dicas para Aumentar as Vendas e Continuar Crescendo em tempos de Crise (e além).

aumentar as vendas e Continuar crescendo em tempos de crise

A pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população quanto a economia de todo o país. E uma das pessoas que mais sofrem com isso é o dono de pequeno e médio negócio, que precisou fechar as portas de seu estabelecimento físico e ficar em casa para diminuir a propagação da doença.

O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas. Muitos empreendedores, agora, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando, pagar fornecedores e funcionários, arcar com as dívidas ou até mesmo prever a manutenção de seu negócio no pós-crise… Planejar um um crescimento então é quase impossível.

A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa encontrar oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento.

Um dos primeiros passos para continuar vendendo e crescer é ter um planejamento claro, com metas definidas e um plano acionável para começar agora mesmo. Dê preferência para um problema específico a ser resolvido em sua estratégia de mkt e vendas, você quer aumentar suas vendas? Em quanto? Quanto tempo?

E no objetivo “Aumentar as Vendas” não esqueça construir um plano com metas e métricas atingíveis, se o objetivo for aumentar as vendas em x% (OKR) as suas métricas em toda a etapa da jornada de compra serão por exemplo aumento de x% número de seguidores, x% aumento de visitantes únicos do site, aumento de x% de leads, e por aí vai.

A partir disso podemos definir as melhores táticas para alcançar esses micro resultados, chegando o mais próximo possível da meta utilizando as ferramentas certas.

Então agora que estamos na mesma página, vamos as dicas!

Faça lives

Atualmente a “live” é um recurso que está sendo cada vez mais explorado pelas páginas no Facebook. Atualmente, até mesmo mídias mais tradicionais, como a TV, já adotaram a estratégia para a transmissão ao vivo das notícias. Quem nunca assistiu ao G1 ao vivo?

Além disso, é um ótimo formato para quem quer começar a gerar engajamento com a sua página. Isso porque, além de vários canais valorizarem cada vez mais o formato de vídeos em seus feeds, as transmissões ao vivo incentivam a interação com quem está assistindo ao seu vídeo, logo, fazendo com que a resposta do público seja muito maior.

Confira um guia passo a passo para você criar uma live no Facebook.

Faça Webinars

Possivelmente você já ouviu falar (e até já participou) de um webinar. Ele nada mais é do que um seminário online, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico.

Webinar é também um ótimo formato de conteúdo para geração de Leads. Comparado a um eBook, por exemplo, é um formato relativamente mais barato de ser feito.

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

No caso de um webinar ao vivo, a vantagem só aumenta: é um conteúdo que dificilmente sofrerá atrasos e mudanças bruscas, uma vez que, assumido o compromisso de apresentá-lo, ele deverá acontecer de uma forma ou de outra.

As palavras “transmissão ao vivo” podem assustar um pouco algumas pessoas, mas garantimos que seguindo alguns passos sua empresa poderá ousar e ter um retorno bastante interessante por esse canal.

Passo a passo para um webinar de sucesso:

  • Defina tópico e conteúdo: Sobre o que sua audiência gostaria de lhe ver falar, a ponto de se cadastrar para assistir e ser avisado, dedicar um dia ou vários para ficar na sala de transmissão podendo tirar dúvidas;
  • Defina quem vai participar: Se o seu seu webinar será sobre os resultados que um cliente obteve ao adquirir seu programa? Então nada melhor do que convidá-lo para participar ao vivo! O mesmo serve para entrevistas com especialistas do seu ramo, com um conteúdo de atualização para o seu público alvo.
  • Divulgue o Webinar com antecedência através de uma Landing Page: Isso é ótimo para que você possa fazer duas coisas, primeiro conseguir um período maior de engajamento com esse lead. Você pode utilizar esse tempo para melhorar sua audiência social enviando os links de seus canais para que o lead siga e acompanhe seus conteúdos por lá. E segundo aproveitar o contato para os lembretes do webinar, como “vai começar! Em uma hora estaremos entrando ao vivo, aqui está o link…”, “você não vem? estou ao vivo te esperando para o webinar xpto…” e por aí vai.
  • Fazer alguma oferta no Webinar: Essa é uma ótima oportunidade para aquela oferta de produto ou serviço relacionado ao tema do seu webinar. As pessoas que estiverem ali certamente tem interesse pelo tema, e se você entende bem o momento de compra na jornada de seu cliente (link), o próximo passo lógico será a levantada de mão ou compra de um produto.

Utilize a Mídia paga de Forma Estratégica

Empresas investem milhares de dólares somente em anúncios online na vasta rede de anunciantes disponível atualmente. Já falamos sobre essa transformação digital em curso desde 1994, com isso “comprar” anúncios atualmente é muito fácil e prático. Com isso, gastar e literalmente queimar esse dinheiro também.

Então minhas dicas para que você utilize a verba destinada aos anúncios, por menor que seja ela, de forma a obter melhores resultados possíveis são:

  • Construa sua audiência: Utilize os anúncios para conseguir mais seguidores e curtidas nas redes sociais, obter mais visualizações do vídeo, construir sua marca através de brand awareness, etc.
  • Atraia mais visitantes: Se você possui um blog e foca na produção de conteúdo relevante, anuncie esses conteúdos para um público alvo definido atraindo esse tráfego para o seu domínio. Audiência nas redes sociais é ótimo porém saiba que não é de fato sua. Já com o blog você passa a “ser mídia”, atraindo uma audiência interessada no que você tem a falar.
  • Conquiste uma audiência nova: Nos anúncios você pode excluir as pessoas as quais já interagem com sua empresa de alguma forma seja seguidores e engajamento nas redes sociais, ou visitantes do site, clientes etc. Com isso, você garante que seus anúncios cheguem a uma audiência nova, mas personalizada. Que tenha interesse em sua empresa.
  • Crie listas de retargeting com o pixel do facebook: É imprescindível a utilização do Pixel FB em seu site e canais online, uma vez que, como o google analytics, o Pixel FB é capaz de analisar, entender e otimizar as ações e públicos que interagem com sua marca. Podendo enviar a msg certa, para a pessoa certa no momento certo.
  • Gere leads com mídia paga: Não queime dinheiro sem construir seu público. O próximo passo de um seguidor ou visitante de seus canais é justamente a sua identificação. Quem é ele? Do que ele gosta? Como você pode vender para ele? Através da geração de leads você consegue estreitar o relacionamento com essas pessoas, avançando com elas até o momento da compra e na retenção.
  • Otimize para vendas: Por fim, faça mais com menos. Otimize para os resultados certos para garantir o melhor ROI da verba investida.

Não esqueça do SEO

O mundo do SEO está mudando constantemente, resultado das atualizações feitas no Google e às diretrizes de melhoria. Isso é algo crucial que modifica significativamente os resultados de pesquisa e, portanto, pode afetar sites diferentes, dependendo do conteúdo e do nicho. O Google se baseia em oferecer um conteúdo de qualidade adaptado ao usuário, cada vez mais orientado para a sua intenção de pesquisa.

A otimização de sites para mecanismos de buscas é feita para alcançar o usuário entregando a resposta que ele procura com o formato ideal

Saiba mais sobre SEO nesse conteúdo completo da Resultados Digitais.

Conclusão

As dicas acima são básicas porém muito poderosas, principalmente se você garantir os 3 pilares: Estratégia e Plano Documentado, Métricas e Objetivos claros, e as Ferramentas e Táticas corretas.

Nada funciona de forma isolada, e também não existe fórmula mágica. Mas com planejamento definido e consistência nas ações sua empresa pode se beneficiar e muito se posicionando de forma estratégica online, gerando valor em todas as etapas da jornada de valor do seu cliente.

Conquistar os 3 pilares acima não é tarefa fácil, mas com a ajuda certa o seu negócio pode decolar! Estamos com a agenda aberta para o Programa Aceleração de Crescimento em 90 Dias!

Saiba mais e aplique-se agora mesmo clicando aqui.

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

Related posts

3 Thoughts to “Dicas para Aumentar as Vendas e Continuar Crescendo em tempos de Crise (e além).”

  1. […] entrar no seu funil. No entanto, diferentemente do funil do mundo real, nem todos os que entram no funil de vendas sairão do outro […]

  2. Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

    1. Bruno Lorscheiter

      Olá! Puede registrarse haciendo clic aquí para acceder a la biblioteca.

Leave a Comment