fbpx

Profissões do futuro que já são tendência. Confira e prepare-se!

profissões do futuro

Você conhece as profissões do futuro? Todas elas tem um fator em comum: a revolução tecnológica que estamos vivendo!

Se você está no início de sua vida profissional, provavelmente tem dezenas de indecisões fervilhando em sua cabeça e já percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em alguns anos.

Talvez tenha dúvidas se irá cursar uma graduação na faculdade ou se irá investir em outra carreira pela qual sente mais prazer. São muitas opções, mas ficar de olho nas profissões que serão mais procuradas no futuro é essencial.

Pode ser também que você já tenha uma carreira, mas quer se atualizar sobre as mudanças do mercado de trabalho.

Essa dúvida é comum e, inevitavelmente, deve ser considerada para todos aqueles que compõem a fatia da população economicamente ativa.

Se esse é o seu caso, hoje vamos falar sobre como as inovações podem afetar as profissões atuais, o que futuro nos reserva e qual o melhor caminho a se seguir, pensando na nova onda tecnológica que nos atinge.

A importância de conhecer as profissões do futuro

Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020. Surgiram muitas previsões curiosas sobre como nossa vida seria afetada por todas as mudanças que estariam por vir.

O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia em histórias de ficção científica.

Se a Geração X buscava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials buscam pela experiência, que não está, necessariamente, atrelada aos bens de consumo.

Já a Geração Z nasceu na era digital, sendo jovens mais agitados e que fazem muitas coisas ao mesmo tempo. E não é à toa que representam o futuro tecnológico do mercado de trabalho, já que eles buscam por tendências deste tipo.

Cada vez mais pessoas utilizam aplicativos de transporte particular, assim como cada vez mais pessoas preferem alugar um imóvel para morar a comprar o seu próprio.

A lógica do mercado de trabalho sempre estará alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas vão surgindo no mundo.

Por isso, tanto se fala de empresas de inovação, que nada mais fazem, do que adequar-se à demanda social.

Empresas como AirBnb e Uber não surgiram com um palpite de sorte.

E é com base nessa análise de demanda do mercado que vamos agora às próximas previsões para as profissões que vão ser muito requisitadas no próximos anos!

7 Profissões que estão e estarão em alta

Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir novas necessidades. São elas:

1. Desenvolvedores de softwares

São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.

Sem os desenvolvedores, nada do que conhecemos estaria em pleno funcionamento hoje. São eles que analisam, compreendem, executam e realizam manutenções em plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços dos negócios.

2. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

Existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. 

A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Além disso, é responsável por garantir que a comunicação com o cliente seja feita de forma efetiva, garantindo a felicidade e fidelização. 

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente. 

3. Creators

Esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers.

O creator tem total domínio das redes sociais, principalmente Instagram. O grande sucesso desses profissionais pode ser explicado pelo fato de que pessoas se conectando com pessoas, e não com marcas.

Mas, as marcas já sabem disso e estão investindo cada vez em parcerias com influenciadores digitais. Uma grande oportunidade profissional, não é mesmo?

4. Profissional de marketing digital

Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira cada vez mais voltada para a internet.

A boa notícia para quem deseja apostar nesse mercado é que existem áreas e demandas de diversos tipos.

5. Analista de Big Data

Esse profissional analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa, dominando o Data Science.

O mundo digital depende muito de dados para analisar e melhorar seus processos. Por conta disso, surgiu o Analista de Big Data, responsável por colher e interpretar dados de diversos tipos. 

6. Gestor de comunidade

Esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. 

Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá se expandir nos próximos anos. É uma função essencial dentro das organizações, pois são eles que garantem uma cultura em torno da empresa, criando fãs da marca.

7. Data Protection Officer (DPO)

Chamamos de Data Protection Officer, ou simplesmente DPO, o profissional que, dentro de uma empresa, é encarregado de cuidar das questões referentes à proteção dos dados da organização e de seus clientes.

Em seu trabalho, ele auxilia a empresa a adaptar seus processos para estruturar um programa de compliance com foco em maior segurança das informações que estão sob a sua tutela.

O DPO pode atuar em companhias privadas e também em órgãos públicos – basta que haja a necessidade de ter alguém responsável pelo tratamento e processamento de dados pessoais.

A sua atuação, que não é aleatória, segue regras específicas reforçadas por uma legislação nacional feita com base em regulamento aprovado na Europa.

A lei brasileira traz diretrizes sobre a coleta, manuseio e armazenamento dos dados – vamos falar com detalhes sobre os aspectos legais mais à frente. Saiba mais aqui.

Conclusão

Da mesma forma, operadores de telemarketing estão sendo substituídos por um atendimento automático, bem como operadores de caixas de banco, uma vez que se faz tudo pelo celular ou caixas eletrônicos.

Substituir a mão de obra humana por máquinas em processos operacionais reduz o custo da empresa e, por isso, a tendência é que até as grandes e tradicionais corporações se adaptem ao novo modelo.

Já aprendemos uma vez, com a Kodak, que as empresas que não se atualizam são engolidas por aquelas que acolhem as inovações com bom grado, ainda que sejam mais novas no mercado.

Falar de carreiras futuras significa predizer o que estará em alta e, provavelmente, dará retorno financeiro satisfatório daqui alguns anos, mas o conceito de sucesso também vem sofrendo alterações.

Jovens que chegam ao mercado de trabalho buscam ambientes acolhedores e descontraídos, com um propósito alinhado aos seus objetivos futuros. Em outras palavras, a premissa de se trabalhar com o que te faz feliz deve fazer cada vez mais sentido.

Esse é um aspecto já notório em jovens profissionais que buscam por realização profissional, não somente financeira.

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

Related posts

Leave a Comment