fbpx

Venda mais mesmo em época de crise no Natal e Final de Ano com ecommerce e Marketing Digital

venda mais com ecommerce e marketing digital

A pandemia acelerou o comércio digital numa velocidade de décadas em semanas. Mais do que nunca, as pessoas procuram formas seguras, práticas e automatizadas de fazer compras. E em meio a esse contexto, o e-commerce foi o grande responsável por fazer uma ponte segura entre consumidores e varejistas de todos os tipos.

Não à toa, no primeiro semestre de 2020 o comércio eletrônico no Brasil cresceu 47% em comparação ao mesmo período de 2019. Esse foi o maior avanço do comércio digital nos últimos 20 anos: uma alta de 39% no número de pedidos online e um registro de 41 milhões de pessoas fazendo compras no ambiente digital.

Diante dessa migração consistente do consumo do brasileiro para o ambiente digital, tornou-se ainda mais necessário que os varejistas marcassem presença online.

Conheça o nosso guia para melhorar o desempenho do seu e-commerce

A aposta no marketing digital é cada vez mais importante, seja para sua marca garantir presença online, seja para conquistar novos clientes. Abaixo, algumas dicas de como entrar nesse universo:

  • Invista na presença online da sua marca para que seu produto ou serviço seja mais lembrado enquanto os clientes exploram as opções;
  • Utilize as campanhas de marketing inteligente para ajudar a alcançar suas metas online e offline;
  • Está mais fácil lançar criativos e campanhas com bom desempenho nas plataformas online e que ajudarão você a alcançar mais clientes em potencial;
  • Foque na produção de conteúdo de qualidade para atrair, engajar e converter potenciais clientes online.

Essa mudança significa que é fundamental que os varejistas fiquem visíveis on-line. Conforme as empresas se apressam para atender a esse aumento exponencial na demanda, a diferenciação das experiências de comércio eletrônico e de marketing on-line de alta qualidade não é mais opcional, e sim essencial.

Se você ainda não iniciou a transformação digital do seu negócio, essa é a hora, porque nesta Temporada terá sucesso quem se ajustar e responder às mudanças mais rápido.

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

As decisões de compra são mais complexas do que você imagina

A equipe de insights do Google compartilha sua pesquisa mais recente sobre o processo de decisão do comprador. Ela aplicou os princípios da ciência comportamental para analisar como os consumidores decidem o que comprar e o que acontece entre o gatilho e a decisão de fazer uma compra.

As descobertas mostraram que as pessoas alternam dois modos mentais de exploração e avaliação e repetem o ciclo até fazer uma escolha. Os vieses cognitivos moldam o comportamento dos compradores e influenciam a preferência por um produto em relação a outro.

Pontos chave

  • Invista na presença de marca para que seu produto ou serviço seja mais lembrado enquanto os clientes exploram as opções;
  • Aplique os princípios da ciência comportamental, como a cultura do imediatismo ou o viés da escassez, de forma inteligente e responsável para ganhar e manter a preferência dos clientes no processo de decisão de compra;
  • Preencha as lacunas entre o gatilho e a compra para que seus clientes passem menos tempo procurando outras marcas;
  • Garanta que as equipes de vários setores da sua empresa trabalhem juntas para evitar grandes diferenças de desempenho que provavelmente resultarão em lacunas no processo.

Como a pandemia pode afetar as compras de fim de ano

Para ajudar os varejistas a se planejarem para esse período de festas atípico, a equipe do google fez uma outra pesquisa com consumidores do mundo todo para entender melhor como a COVID-19 afetará as compras de fim de ano.

As pessoas farão mais pesquisas e compras online.

62% dos compradores brasileiros disseram que farão mais compras e pesquisas de produtos on-line, e não nas lojas, do que nos anos anteriores. Agora, mais do que nunca, é essencial que os varejistas fiquem visíveis on-line.

As pessoas que farão as compras na loja vão se planejar com antecedência pesquisando o produto na Internet.

A disponibilidade e a praticidade da loja se tornaram prioridade, já que 69% dos compradores brasileiros disseram que confirmarão on-line se o item está em estoque antes de ir comprá-lo.

Garanta que suas informações estejam atualizadas e facilmente acessíveis para que os compradores não tenham dúvidas sobre a compra.

As pessoas darão preferência a tipos de compra mais automatizados e seguros. A segurança é mais importante do que nunca. Cerca de 51% dos compradores no Brasil desejam ter uma experiência de compra sem contato físico.9 Como o tráfego on-line e na loja pode oscilar, use estratégias digitais mais flexíveis e ágeis que podem ser ajustadas de forma dinâmica para atender os clientes onde e quando eles se sentirem mais confortáveis.

biblioteca do marketing digital 7dPowered by Rock Convert

Related posts

Leave a Comment